Marta Antunes de Moura
São fenômenos naturais do psiquismo humano, classificados pela Doutrina Espírita em duas categorias básicas: os mediúnicos e os anímicos (do grego, anima=alma), Os primeiros são intermediados pelos médiuns: “médium
é toda pessoa que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos.
Essa faculdade é inerente ao homem e, por conseguinte, não constitui um
privilégio exclusivo. (…).”[1] Os segundos, mais propriamente denominados de emancipação da alma, pela Codificação Espírita, são produzidos pelo próprio Espírito encarnado.
O intercâmbio entre um plano e outro da
vida pode, então, ser regularmente estabelecido por meio de duas vias: a
mediúnica e a anímica, Pela via mediúnica o Espírito renasce como médium,
pessoa possuidora de uma organização física apropriada, sensível.[2]
Pela outra via, a comunicação é realizada pelo próprio encarnado, quando
este se encontra no estado de emancipação da alma, vulgarmente conhecido no meio espírita como anímico ou, ainda, de desdobramento espiritual.
As duas vias de comunicação usualmente
se sobrepõem, de forma que não é fácil discernir quando um fenômeno é
exclusivamente mediúnico ou anímico. A prática mediúnica é denominada mediunismo, a anímica de animismo.
Todas as manifestações mediúnicas
(psicofonia, psicografia, vidência, audiência, intuição, cura, etc.),
classificadas por Allan Kardec em fenômenos de efeitos físicos e fenômenos de efeitos inteligentes,
trazem o teor anímico do médium, uma vez que este não age como uma
máquina, na recepção e transmissão da mensagem do Espírito comunicante.
Funciona como um intérprete do pensamento do Espírito, imprimindo
naturalmente às comunicações mediúnicas que intermedia características
peculiares de sua personalidade: “(…) É por isso que, seja qual for a
diversidade dos Espíritos que se comunicam com um médium, os ditados que
este obtém, ainda que procedendo de Espíritos diferentes, trazem,
quanto à forma e ao colorido, o cunho que lhe é pessoal.(…)”[3], afirmam Erasto e Timóteo em mensagem que consta de O Livro dos Médiuns. Allan Kardec, por sua vez, acrescenta:
O Espírito do médium é o intérprete,
porque está ligado ao corpo que serve para falar e por ser necessária
uma cadeia entre vós e os Espíritos que se comunicam, como é preciso um
fio elétrico para transmitir uma notícia a grande distância, desde que
haja, na extremidade do fio, uma pessoa inteligente que a receba e
transmita.[4]
Para que ocorram fenômenos anímicos faz-se necessário que o
perispírito do encarnado desprenda-se, parcial e momentaneamente, do seu
corpo físico. Nestas circunstâncias, a alma toma conhecimento da
realidade extrafísica, percebendo-a de acordo com o seu entendimento.
Nestas circunstâncias, pode entrar em comunicação com outros Espíritos
desencarnados e encarnados. Durante esse desprendimento (ou
emancipação), que pode ser mais ou menos duradouro, diz-se que o
Espírito do encarnado encontra-se desdobrado, em estado semelhante ao do
transe, situado entre a vigília e o sono.
A priori, não há médium totalmente passivo, ou seja, aquele que não interfere na transmissão da mensagem, como ensina o Codificador:
É passivo [o médium] quando não mistura
suas próprias ideias com as do Espírito que se comunica, mas nunca é
inteiramente nulo. Seu concurso é sempre necessário, como o de um
intermediário, mesmo quando se trata dos chamados médiuns mecânicos.[1]
Há, contudo, casos de manifestações
anímicas associadas à obsessão, às vezes despercebidos no grupo
mediúnico. Atentemos a este esclarecimento do Espírito André Luiz:
Neste aspecto surpreendemos multiformes
processos de obsessão, nos quais Inteligências desencarnadas de grande
poder senhoreiam vítimas inabilitadas à defensivas, detendo-as, por
tempo indeterminado, em certos tipos de recordação, segundo as dívidas
cármicas a que se acham presas.
Frequentemente, pessoas encarnadas,
nessa modalidade de provação regeneradora, são encontráveis nas reuniões
mediúnicas, mergulhadas nos mais complexos estados emotivos, quais se
personificassem entidades outras, quando, na realidade, exprimem a si
mesmas, a emergirem da subconsciência nos trajes mentais em que se
externavam noutras épocas, sob o fascínio constante dos desencarnados
que as subjugam.[2]
Vemos assim, a necessidade, sempre
presente, da aquisição do conhecimento espírita e o desenvolvimento do
espírito de fraternidade, aconselhado por Jesus, a fim de analisar o
assunto com maturidade e discernimento espirituais.
[1] Allan Kardec. O Livro dos Médiuns. Pt. 2, cap. XIV, it. 159, pág. 257.[2] Ibid., pág.258.
[3] Ibid., cap. XIX, it.225, pág. 353.
[4] Ibid., it.223, q. 6, pág. 341.
[5]Allan Kardec. O Livro dos Médiuns. Pt. 2,cap. cap. XIX, it. 223, q. 10, pág. 343.
[6] Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira. Mecanismos da Mediunidade. Cap, 23, it. Obsessão e animismo, pág. 181/182.
Referências
KARDEC, Allan. O livro dos Médiuns. Trad. Evandro Noleto Bezerra.1ª ed. 2ª reimp. Rio de Janeiro: FEB Editora, 2011.XAVIER, Francisco Cândido e VIEIRA, Waldo. Mecanismos da Mediunidade. Pelo Espírito André Luiz. 26.ª Rio de Janeiro: FEB Editora, 2006.
Fonte: http://www.febnet.org.br/blog/geral/colunistas/mediunismo-e-animismo/
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